Para escrever um conteúdo atraente que cubra as necessidades das pessoas interessadas no seu segmento, você precisa saber o que elas estão procurando.

Meu primeiro conselho é: Conheça o seu nicho!

Ele permite que você tenha uma compreensão mais profunda dos subtópicos e temas recorrentes em seu nicho.

Neste capítulo, abordarei as seguintes ferramentas e plataformas nas quais você pode encontrar palavras-chave:

Planejador de palavras-chave do Google | Ferramentas de palavras-chave | Sugestões do Google | AnswerThePublic | YouTube | Google Search Console | Reddit | Quora | Fóruns | Amazon | Feedly

Digamos que você tenha um blog sobre caminhadas. Você não precisa ser um gênio para saber que uma das palavras-chave que deseja classificar é “caminhadas” ou “trilhas para caminhadas” .

O problema com essas palavras-chave (às vezes chamadas de palavras-chave gordas ) é que elas naturalmente têm uma concorrência muito alta.

Mas se você se aprofundar no nicho, perceberá que as pessoas interessadas em caminhadas também podem usar palavras-chave como:

  • “ Relógio GPS com monitor de batimentos cardíacos”
  • “Quanto tempo leva para percorrer a trilha”
  • “Quantas calorias as caminhadas queimam”

Todas essas são as chamadas palavras-chave de cauda longa . Uma palavra-chave de cauda longa típica possui estas propriedades:

  • Consiste em 4 ou mais palavras
  • Tem menor volume de pesquisa, mas geralmente também menor concorrência
  • É mais específico = tem taxas mais altas de engajamento e conversão

Como você pode ver na imagem, os visitantes que vêm das palavras-chave de cauda longa podem representar uma parcela significativa de todo o tráfego de pesquisa que você recebe.

Internet é um lugar para fornecer informações, responder a perguntas e resolver problemas.

Sua estratégia de conteúdo deve ter como objetivo responder a todas as perguntas que se possa ter sobre o seu nicho. Palavras-chave de cauda longa são uma ótima maneira de encontrá-las.

Planejador de palavras-chave do Google

O Google Keyword Planner (GKP) há muito tempo é uma ferramenta gratuita de palavras-chave para muitas pessoas.

Com o tempo, a pesquisa de palavras-chave tornou-se mais complexa. Atualmente, a maioria dos SEOs substitui o GKP por ferramentas mais avançadas.

Para usar a ferramenta, você precisa criar uma conta do Google Ads (levará alguns segundos se você já tiver uma conta do Google).

Depois disso, você verá uma lista de palavras-chave classificadas pela relevância da palavra-chave inicial.

O GKP é uma ótima ferramenta que oferece muitos dados valiosos para campanhas de PPC (você pode conferir nosso guia para iniciantes na SEOpedia).

Para o SEO, ele fornece centenas de ideias de palavras-chave, mas não substitui totalmente uma ferramenta profissional.

Ainda pode ser uma ferramenta útil, desde que você se lembre de duas coisas:

  1. Os volumes de pesquisa são muitas vezes agrupados com base nas palavras-chave de variantes próximas. Além disso, você só verá intervalos de volume de pesquisa (por exemplo, 1 mil a 10 mil), a menos que gaste dinheiro suficiente no Google Ads.
  2. O GKP faz parte do Google Ads (anteriormente Google AdWords). Sua coluna de competição não reflete a dificuldade , apenas a competição nas campanhas de PPC.

Ferramentas de pesquisa de palavras-chave

A maneira mais comum de encontrar muitas idéias é usar uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave. Existem muitas ótimas ferramentas gratuitas de pesquisa de palavras-chave no mercado. Mas eles podem não ser suficientes se você levar a sério o SEO.

Você pode perguntar – devo pagar por uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave?

Obviamente, a resposta depende de muitas coisas, mas minha recomendação é a seguinte:

“Se o seu site ou blog lhe traz dinheiro de alguma forma, a ferramenta de pesquisa de palavras-chave
(ou um conjunto de ferramentas de SEO em geral) é um ótimo investimento que retornará valor”.

As principais vantagens do uso de uma ferramenta profissional de pesquisa de palavras-chave:

  • Isso economiza muito tempo (você recebe centenas de ideias de palavras-chave literalmente em um clique)
  • Oferece dados que você não encontraria em outro lugar (como dificuldade das palavras-chave, volume de pesquisa, dados )
  • Oferece uma vantagem competitiva (contra aqueles que não usam nenhuma ferramenta)

Mencionei que qualquer pesquisa de palavra-chave geralmente consiste em três etapas principais: ENCONTRAR, ANALISAR e USAR as palavras-chave. Com uma boa ferramenta, você abordará o primeiro e o segundo passo.

Existem dois métodos básicos para abordar a pesquisa:

  1. Pesquisa com base em uma palavra-chave inicial
  2. Pesquisa baseada em concorrentes

Pesquisa com base em uma palavra-chave inicial

Conforme sugerido no nome, esse método começa com uma palavra-chave inicial. Pode ser qualquer frase que descreva o tópico.

Ao falar sobre ferramentas de pesquisa de palavras-chave, estou usando o KWFinder como uma ferramenta de exemplo neste guia. Ele suporta pesquisa de palavras-chave de sementes e de palavras-chave da concorrência.

As sugestões são baseadas na relevância tópica e no recurso de preenchimento automático – termos que contêm a palavra-chave e outras palavras.

Além das sugestões, uma ferramenta de qualidade oferece métricas de SEO que ajudarão você a analisar e escolher os termos certos.

Você pode verificar rapidamente o volume exato da pesquisa , a  dificuldade e a página de resultados da pesquisa (SERP).

Pesquisa de palavras-chave baseada em concorrente

A pesquisa de palavras-chave da concorrência é um dos recursos mais valiosos das ferramentas pagas.

Por quê?  encontrar o que seus concorrentes classificam manualmente  é um trabalho super-tedioso. Você literalmente teria que ir página por página e adivinhar as frases em que seus concorrentes se concentram.

Existem duas maneiras básicas de fazer isso:

Verifique o domínio do seu concorrente para obter novas ideias de tópicos

Ao verificar os termos que o seu concorrente classifica, você pode descobrir novas idéias de tópicos interessantes que você pode abordar no seu site.

No exemplo abaixo, entrei no domínio de um blog popular  . A ferramenta mostra uma lista de centenas de palavras-chave para as quais este site está classificado.

 Verifique o URL específico para obter ideias de palavras-chave para um tópico específico

Essa técnica geralmente é usada se você já tem um tópico em mente. Digamos que você queira escrever um artigo.

Basta digitar o termo na barra de pesquisa e ver quem o classifica. Se não é você, é seu concorrente

Mas é uma questão de poucos cliques com uma ferramenta adequada.

Depois de encontrar o concorrente, basta digitar o URL do artigo dele e você poderá ver outras frases pelas quais o artigo está classificado. Todos eles estão intimamente ligados ao seu tópico principal.

Sugestões do Google

O Google oferece muitas sugestões diretamente na pesquisa para ajudar as pessoas a obter os resultados mais relevantes

autocompletar

Você provavelmente percebeu que o mecanismo de pesquisa tenta sugerir consultas de pesquisa relacionadas diretamente no formulário de pesquisa. Como são baseadas em pesquisas reais de pessoas, elas podem servir como fonte de inspiração para você.

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